4 métodos práticos para estimular o conforto, a alta produtividade e o trabalho em equipe em sua pequena empresa

Estimular Trabalho em Equipe

Estimular trabalho em equipe

É de senso comum afirmar que em um ambiente de trabalho aonde existe trabalho em equipe, sinergia e colaboração entre profissionais, focados em um objetivo em comum, a produtividade aumenta e os resultados são melhores.

Por isso, é recomendável que toda pequena empresa que possua dois ou mais profissionais trabalhando juntos, adote determinados procedimentos para que o time tenha sinergia, colaboração, bom ambiente de trabalho e foco nos mesmos objetivos de trabalho.

Quando se fala em trabalho em equipe, existe um grande perigo do gestor realizar esforços para padronizar e limitar os comportamentos dos profissionais dentro de um padrão aceitável e comum ao time, pensando que assim irá fazer um bem a empresa, transformando seus profissionais em seres que trabalham de forma igual, pensam igual, respondem aos mesmos estímulos, comportam-se de forma parecida e previsível.

Isto é um grande erro, pois a psicologia nos demonstra que, na prática, os seres humanos performam melhor e mais colaborativamente quando estão se sentindo confortáveis, seguros, agindo com naturalidade, e sem fazer esforços para demonstrar ser ou agir como alguém que não é de verdade.

Isto se faz ainda mais crítico quando existem diferentes gerações trabalhando em uma empresa, como é muito comum ver em uma empresa familiar por exemplo, aonde os profissionais de diferentes gerações jamais irão comporta-se da mesma forma, simplesmente por conta do fato de que uma geração enxerga e vivencia o mundo de forma diferente de outra e respondem a estímulos de forma diferente.

Nesse artigo, você poderá acompanhar quatro métodos que visam promover o trabalho em equipe e alta produtividade considerando o fator de existirem pessoas que possuem diferentes personalidades, enxergam e vivenciam o mundo de formas diferentes e se estimulam por motivações diferentes.

 

Estimular o conforto é uma ferramenta incrível para aumento de produtividade e do trabalho em equipe.

 

Todo mundo gosta de sentir conforto, não é mesmo? Ao mesmo tempo, cada um tem uma definição diferente de conforto.

Para uns, sentir-se confortável no trabalho tem a ver basicamente com estabilidade financeira. Para outros, sentir-se confortável tem a ver com relacionamentos que estabelece com outros profissionais, e até mesmo ter um chefe acessível que o entenda e forneça suporte.

Para outros, sentir-se confortável tem a ver com o ambiente físico do local de trabalho, com mobiliário e equipamentos adequados, ao mesmo tempo em que é um ambiente seguro. E, para outros, tem a ver com ter previsibilidade sobre as tarefas que irá executar no dia a dia e principalmente dominar essas tarefas.

Para a maioria de nós, sentir conforto no trabalho é um conjunto de tudo isso e alguns outros fatores. Mas, não dá para negar que de fato todos gostam e precisam sentir conforto em algum nível para que possam atingir altos níveis de produtividade e colaboração.

Portanto, aqui estão algumas diretrizes para você aplicar no dia a dia para buscar o conforto de seus profissionais e consequentemente um bom trabalho em equipe, colaboração e produtividade:

 

 

1. Remunerar os profissionais de forma adequada, transparente e justa, com pagamento sem atrasos e sem descontos inesperados.

Além disso, deve-se considerar que uma remuneração justa inclui benefícios como vale refeição, alimentação e transporte com valores adequados ao custo de vida da cidade e das redondezas da empresa. Quando possível, informe ao profissional com antecedência sobre qual o dia em que irá receber seu salário e demonstre que está recolhendo os encargos trabalhistas corretamente.  É muito importante também mostrar que a empresa está sempre acessível a tirar dúvidas sobre remuneração e que este processo é transparente ao profissional, evitando assim que os profissionais se sintam injustiçados em sua remuneração.

Ainda sobre esta questão, também é importante demonstrar ao profissional que no longo prazo, conforme seus cargos e suas responsabilidades forem aumentando, os salários também irão.

 

 

2. Manter um ambiente amigável, bem-humorado e de confiança entre todos os níveis da estrutura hierárquica, evitando as famosas “panelinhas”.

Os níveis mais altos da hierarquia da empresa devem ser responsáveis por dar o tom de agradável, colaborativo e de confiança, já que o modo que os donos se comportam é comumente replicado por boa parte dos profissionais abaixo deles. É muito importante para um ser humano saber que ele está em um ambiente leve e seguro em que todos se ajudam. Isto evita a criação das “máscaras”, e das famosas “puxadas de tapete”, já que essas são iniciativas de autodefesa promovidas por um ambiente de alta competição e, logicamente, baixa colaboração.

Em um ambiente que o profissional não atua baseado em medo de ser passado para trás, de vergonha perante aos seus pares, ou que então em que não precisa ficar defendendo-se ou protegendo-se das outras pessoas a todo momento, ele com certeza irá ter mais foco no que realmente importa, que é desempenhar sua função com alta qualidade e auxiliar seus companheiros.

 

 

3. Fornecer um ambiente físico confortável e seguro aos profissionais é um fator determinante para que eles possam atingir alta performance

É impossível para um ser humano ter 100% de foco, atenção e motivação para exercer determinada tarefa se fisicamente, ou fisiologicamente, ele não está se sentindo confortável e seguro. Ao não ter um ambiente físico agradável, adequado, confortável e seguro, p que irá acontecer é que ao longo do tempo, inconscientemente, o trabalhador passa a atribuir o local de trabalho a um ambiente que não lhe faz bem. Isso explica muitas vezes as repentinas mudanças de humor que as pessoas apresentam no ambiente de trabalho.

Por isso, preste bastante atenção na qualidade do mobiliário, altura das mesas e cadeiras, espaço suficiente para circulação, equipamentos adequados e seguros, iluminação dos ambientes, ruídos, janelas, ventilação e temperatura, condições de limpeza. Além disso, a segurança física do ambiente também é um fator muito importante, pois ninguém consegue trabalhar com tranquilidade se está preocupado com sua integridade física o tempo todo.

 

 

4. Deixar claro quais são as expectativas, tarefas e resultados que os profissionais devem buscar

Esta é uma ferramenta que diminui muito a ansiedade do profissional e contribui para que ele possa trabalhar de forma direcionada em busca do resultado específico. Uma das maiores queixas que se escuta em pequenas ou grandes empresas é que o funcionário não conhece qual a expectativa que o seu chefe tem sobre o seu trabalho, e também não foi direcionado sobre qual a forma que o chefe deseja que uma tarefa seja executada. Isso tem muito a ver com a baixa qualidade de comunicação entre líderes e liderados.

Não saber o que deve fazer, quando fazer, como fazer e principalmente por que fazer determinadas tarefas aumenta consideravelmente o nível de ansiedade do funcionário e, pior ainda, aumenta o medo e insegurança de que ele está trabalhando de forma errada e que o seu trabalho não vai atender a demanda do seu chefe.

Isso faz com que ele mude constantemente a linha de trabalho que pretende seguir, perca o foco, cometa erros e muito comumente, gere a procrastinação e baixa produtividade, já que ele muito provavelmente irá adiar essas sensações o quanto for possível.

E, é bem claro que alguém que trabalha com medo, insegurança e sem conhecer o propósito daquilo, jamais irá atingir um nível alto de performance e definitivamente não irá associar o seu trabalho com algo que lhe faz bem, mas sim a uma atividade que lhe passa medo e insegurança.

 

 

Além dessas 4 iniciativas que abordamos acima sobre Conforto, existem outros fatores que contribuem muito com a alta produtividade e trabalho em equipe, sendo elas a Comunicação, reconhecimento e estímulo das habilidades individuais.

Iremos abordar estes 3 temas em diferentes posts! Fique ligado!

 

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