5 dicas para manter um bom clima organizacional em uma pequena empresa

Consultoria para pequenas empresas em clima organizacional

O clima organizacional é um conceito que merece atenção em micro e pequenas empresas, pois tem o poder de impactar diretamente o crescimento e os resultados. Mas, é um conceito que normalmente é definido e colocado em prática de forma indireta e inconsciente, baseado na personalidade dos administradores do negócio.

Em boa parte dos casos, é incomum que o pequeno empresário pare para refletir: “qual o clima organizacional que eu quero em meu negócio? ” Mas ao mesmo tempo, ele o faz de forma inconsciente, podendo ou não colher os frutos de um clima organizacional saudável que foi instituído de forma inconsciente.

Em grandes empresas, a área responsável por refletir sobre isso é o RH, que tem o papel institucional de definir junto a alta administração a visão da empresa em relação ao seu clima organizacional e colocar em prática ações nessa direção.

 

Bom, mas o que é clima organizacional e por que ele é importante?

O clima organizacional pode ser definido com o ambiente psicológico que rege um ambiente de trabalho. Em outras palavras, é a forma como as pessoas percebem um ambiente de trabalho. Em pequenas empresas, ele é ainda mais evidente, pois quanto menor o ambiente de trabalho, mais fácil é de perceber as características do clima organizacional.

Ele é muito importante pois um clima organizacional pode ser negativo ou positivo. Se negativo, pode influenciar as pessoas a trabalharem sem vontade, com stress, aguardando ansiosamente a chegada do fim de semana ou do próximo feriado. É muito comum ouvir empresários falarem que seus funcionários não “vestem a camisa”. O clima organizacional ruim pode ser em boa parte responsável por isso.

No entanto, se positivo, ele pode influenciar que as pessoas deem o melhor de si, trabalhem com alegria, vontade, vislumbrem bons resultados para empresa, tenham alta produtividade e fiquem ansiosas para a chegada da segunda feira.

Neste artigo vamos mostrar alguns fatores que influenciam diretamente o clima organizacional de seu pequeno negócio, e que podem ser responsáveis por trazer ótimos resultados e alta produtividade de sua equipe.

 

Fatores que influenciam o clima organizacional

Mesmo as pequenas empresas precisam se preocupar com o clima organizacional. Por incrível que pareça, diversas questões podem influenciar diretamente neste aspecto. Veja a seguir quais são os 5 principais fatores que influenciam o clima organizacional em pequenas empresas:

 

1. Gestão

Ter uma gestão eficiente em uma pequena empresa causa um impacto positivo direto no clima organizacional, uma vez que as pessoas se sentem confiantes e em um ambiente estável.

Ter metas, processos, orçamentos, planejamento, divisão de cargos e responsabilidades, relatórios, tabelas, manuais, políticas e outras ferramentas de gestão, é uma forma de evitar os principais problemas de pequenas empresas, que fazem com que o clima organizacional seja negativo.

Imagine uma empresa desorganizada e administradores que não possuem menor habilidade de gestão. Qual a impressão que isso passa para os funcionários? Como você se sentiria se trabalhasse em uma pequena empresa que parece que não sabe o que está acontecendo ou o que está fazendo? Não há como existir um clima organizacional positivo em um ambiente instável, desorganizado e sem confiança.

 

2. Senso de coletividade

Como falamos na introdução, quanto menor o ambiente de trabalho, mais evidentes são as falhas e mais perceptíveis os pontos negativos. Quando se fala em senso de coletividade em uma pequena equipe, caso não houver, será identificado rapidamente pelas pessoas. E isso, irá influenciar para que o clima organizacional seja negativo, pois para ser sincero, é muito mais simples se estabelecer um ambiente de coletividade em uma pequena empresa do que em uma grande organização.

E, um dos principais motivos de pessoas procurarem por empregos em pequenas empresas é justamente o fato de existir oportunidade de criar conexão com pessoas mais facilmente, já que as tarefas normalmente são acumuladas entre poucas pessoas.

Se a pequena empresa falha em promover um ambiente com um alto senso de coletividade e trabalho em equipe, rapidamente o clima ficará individualista, frio, e as pessoas irão buscar por ambientes em que se sintam mais conectadas.

 

3. Gratidão e Reconhecimento

Um outro elemento que influencia diretamente a qualidade do clima organizacional de um pequeno negócio é a habilidade das pessoas, principalmente dos líderes, de expressar gratidão e reconhecimento das outras pessoas com certa frequência e honestidade.

Em uma pequena empresa, é normal que as pessoas se tornem amigos e que o vínculo entre patrão e funcionário fique mais estreito. Mesmo se esforçando para manter uma certa distância, é muito difícil trabalhar tão próximo de alguém no dia a dia sem se tornar se certa forma íntima ou então desenvolver algumas liberdades. Isso é natural do ser humano. Todos buscam conexão em todos os níveis e direções.

Logo, como é normal que seja estabelecido um laço afetivo um pouco mais próximo, também é normal que as pessoas almejem por receber formas de reconhecimento além apenas do salário, pois nem sempre a linha entre “favor pessoal” e “atribuições do cargo” fica claro para o funcionário. Pode ser que em diversas vezes, ele vá fazer algo por que o seu líder pediu, ou então concordar com algo, e encarar isso como um favor, mesmo que seja atribuição do cargo. É muito complicado estabelecer essa divisão clara na prática.

Portanto, demonstrar reconhecimento e gratidão constante diante as pessoas que trabalham com você irá ajudar a manter um clima organizacional positivo, já que as pessoas irão saber que seus esforços, mesmo que não sejam atribuições de seus cargos, estão sendo totalmente apreciados e que realmente o que ela faz diferença e contribui para você e para a empresa.

 

4. Qualidade de vida

Uma das principais vantagens de se ter uma pequena empresa ou então de se trabalhar em uma pequena empresa, é que o fluxo de atividades depende de menos fatores e menos variáveis do que grandes empresas.

Por exemplo, em uma pequena empresa, o ritmo das atividades e rotinas dependem diretamente do volume de vendas e de produção. Esses ritmos são bem mais previsíveis do que em grandes empresas. Já em grandes empresas, existem muitas outras variáveis, muitas vezes imprevisíveis que impactam diretamente no ritmo das atividades dos profissionais, normalmente aumentando cada vez mais.

Logo, uma das vantagens de se ter ou de se trabalhar em uma pequena empresa é a previsibilidade do ritmo em que será necessário trabalhar. Sabendo disso, é possível se organizar para que se atinja uma boa qualidade de vida com horários melhores, mais atividades físicas, mais tempo com a família e de lazer, entre outros.

Na prática, não existe motivos para se ter alta ociosidade em uma pequena empresa, ou seja, funcionários parados em seus postos de trabalho, uma vez que existe a previsibilidade. Então, uma boa forma de se converter a ociosidade em um clima organizacional positivo é utilizar essa ociosidade em qualidade de vida a todos.

 

5. Visão de um futuro convincente

Todos precisam de um futuro convincente. Não há como se manter motivado a seguir um caminho se você não consegue visualizar que haverá um futuro bom no final desse caminho. Se a visão de um caminho que você está seguindo te levará para um lugar que você não quer chegar, ou então não dará certo, é natural que qualquer pessoa queira sair deste caminho o mais rápido possível.

O mesmo acontece com empresas e seu clima organizacional. Se os profissionais não conseguem visualizar que existe sim um futuro convincente para essa empresa, para a carreira dela nesta área ou nessa empresa, não existirá formas de manter a pessoa trabalhando de forma positiva. Ela irá querer sair de lá o mais rapidamente e irá “contaminar” a visão das outras pessoas, empurrando o clima organizacional ladeira abaixo.

Por isso, afim de manter um clima organizacional positivo, é importante que o empresário faça ações constantes para demonstrar aos profissionais sobre os planos para o futuro da empresa, o futuro da carreira das pessoas, e principalmente, sobre sua motivação para continuar levando a pequena empresa para novos patamares.

 

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